Engenheiro de Máquinas Marítimas

Área de atuação

Portos e Transportes Marítimos

A Profissão

  • Responsável a bordo pela gestão técnica do navio (todas as instalações e sistemas existentes a bordo de um navio da marinha mercante);

  • É responsável pelo controlo e a condução do navio, tentando garantir a maior eficiência e otimização de custos, e a segurança do navio;

  • Tem a responsabilidade do planeamento e por vezes a execução, dos trabalhos de manutenção e reparação do navio;

  • Faz a gestão das equipas da seção de máquinas, cuja dimensão pode variar de acordo com a dimensão e o tipo de navio;

  • Assiste o comandante / oficiais da ponte na implementação de políticas de segurança e nos vários exercícios de segurança realizados a bordo;

  • Faz o desenvolvimento e controlo dos planos de manutenção de todas as instalações técnicas;

  • Gere o departamento da casa da máquina do navio de acordo com as leis internacionais, com as regras e regulamentos de todas as convenções internacionais que gerem esta atividade.

  • A carga horária semanal destes profissionais depende:
  • Se estão no mar, normalmente realizam turnos de prevenção de 24 horas. Também poderão ser períodos de tempo maiores;
  • Se estão no porto, normalmente trabalham 40 horas semanais;
  • Oficial maquinista de 1ª classe;
  • Praticante de maquinista;
  • Maquinista de 2ª classe;
  • Maquinista de 1ª classe (Mestrado);
  • Maquinista-chefe.

O que é necessário

NÍVEL VI

  • Formação Superior em Engenharia de Máquinas Marítimas;

  • Outro equivalente que satisfaça os requisitos estabelecidos pela STCW (Standards of Training, Certification, and Watchkeeping for Seafarers).

Engenharia de Máquinas Marítimas
  • Escola Superior Náutica Infante D. Henrique
Scroll to Top