Engenheiro de Máquinas Marítimas
Área de atuação
Portos e Transportes Marítimos
A Profissão
Responsável a bordo pela gestão técnica do navio (todas as instalações e sistemas existentes a bordo de um navio da marinha mercante);
É responsável pelo controlo e a condução do navio, tentando garantir a maior eficiência e otimização de custos, e a segurança do navio;
Tem a responsabilidade do planeamento e por vezes a execução, dos trabalhos de manutenção e reparação do navio;
Faz a gestão das equipas da seção de máquinas, cuja dimensão pode variar de acordo com a dimensão e o tipo de navio;
Assiste o comandante / oficiais da ponte na implementação de políticas de segurança e nos vários exercícios de segurança realizados a bordo;
Faz o desenvolvimento e controlo dos planos de manutenção de todas as instalações técnicas;
Gere o departamento da casa da máquina do navio de acordo com as leis internacionais, com as regras e regulamentos de todas as convenções internacionais que gerem esta atividade.
- A carga horária semanal destes profissionais depende:
- Se estão no mar, normalmente realizam turnos de prevenção de 24 horas. Também poderão ser períodos de tempo maiores;
- Se estão no porto, normalmente trabalham 40 horas semanais;
- Oficial maquinista de 1ª classe;
- Praticante de maquinista;
- Maquinista de 2ª classe;
- Maquinista de 1ª classe (Mestrado);
- Maquinista-chefe.
O que é necessário
NÍVEL VI
Formação Superior em Engenharia de Máquinas Marítimas;
Outro equivalente que satisfaça os requisitos estabelecidos pela STCW (Standards of Training, Certification, and Watchkeeping for Seafarers).
Engenharia de Máquinas Marítimas
- Escola Superior Náutica Infante D. Henrique